quarta-feira, 29 de junho de 2016

Galileu confronta a igreja

Um homem idoso e debilitado se ajoelha diante do tribunal do Santo Ofício. O réu é um dos mais renomados cientistas da época e suas convicções científicas se baseiam em longos anos de estudo e pesquisa. Mas, para não ser executado, tem de renegar o que sabe ser a verdade.
Seu nome era Galileu Galilei. O caso Galileu — como ficou conhecido — levantou dúvidas e perguntas e acirrou controvérsias que mesmo hoje, uns 370 anos depois, estão longe de desaparecer. Deixou uma marca indelével na história da religião e da ciência. O que explica tanta polêmica em torno do caso? Por que o processo que condenou Galileu ainda hoje suscita tanto interesse? O que ocorreu foi realmente uma “ruptura entre ciência e religião”, como definiu certo escritor?
Galileu é considerado por muitos como o “pai da ciência moderna”. Era matemático, astrônomo e físico, e foi um dos primeiros a estudar os céus utilizando um telescópio. Concluiu que suas observações astronômicas sustentavam uma teoria que ainda era amplamente debatida em seus dias: de que a Terra gira em torno do Sol e que, portanto, não é o centro do Universo. Por essas e outras constatações, Galileu é também considerado o pioneiro do moderno método experimental.
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102003284

Viagens de Galileu

Em 1.611, viajou para Roma, no ano seguinte teve seus estudos referentes às manchas solares publicados. Ali defendeu o heliocentrismo de Copérnico, e lutou, sem êxito, contra o dogmatismo e a superstição que travavam o progresso da ciência há séculos. Isto gerou a Galileu problemas com a igreja, que, no ano de 1.616, decretou que as idéias de Copérnico eram falsas. O Papa obrigou Galileu a renegar suas afirmações. Galileu o fez e retirou-se e foi viver durante anos em Florença.
Em 1.632, publicou um livro chamado “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo – o ptolomaico e o copernicano”. Este livro foi incluído no Index (lista de livros proibidos pela igreja). Apesar de ser católico fiel, Galileu é obrigado a novamente negar suas idéias. Galileu morre no dia 8 de janeiro de 1.642, em Arcetri, perto de Florença.

domingo, 26 de junho de 2016

Suas observações (Galileu Galilei)

Em julho de 1.609, visitou Veneza e teve notícias da invenção da luneta, construiu sua própria luneta e a aperfeiçoou. Assim, fez as primeiras observações da lua, também observou as fases de Vênus, fenômeno que seria impossível de acontecer se a teoria do geocentrismo fosse correta. Assim, Galileu publicou suas descobertas num pequeno texto chamado “O Mensageiro Sideral”. Estes escritos ficaram famosos e lhe valeram uma cátedra honorária em Pisa.
Em 1.611, viajou para Roma, no ano seguinte teve seus estudos referentes às manchas solares publicados. Ali defendeu o heliocentrismo de Copérnico, e lutou, sem êxito, contra o dogmatismo e a superstição que travavam o progresso da ciência há séculos. Isto gerou a Galileu problemas com a igreja, que, no ano de 1.616, decretou que as idéias de Copérnico eram falsas. O Papa obrigou Galileu a renegar suas afirmações. Galileu o fez e retirou-se e foi viver durante anos em Florença.
Em 1.632, publicou um livro chamado “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo – o ptolomaico e o copernicano”. Este livro foi incluído no Index (lista de livros proibidos pela igreja). Apesar de ser católico fiel, Galileu é obrigado a novamente negar suas idéias. Galileu morre no dia 8 de janeiro de 1.642, em Arcetri, perto de Florença.
Se quiser saber mais clique no link abaixo :

O Relógio de Pêndulo

 


Os instrumentos mecânicos utilizados para marcar o tempo surgiram por volta do século 12. Eram bens simples, sem mostrador, e utilizavam sinos para marcar momentos importantes do dia, quase sempre relacionados com eventos religiosos.
Mais tarde, grandes relógios de torreão, com mostrador e um único ponteiro, foram instalados em lugares bem visíveis. Esses modelos, mais complexos, atrasavam ou adiantavam cerca de um quarto de hora por dia.
A revolução na marcação do tempo foi dada com a invenção do relógio de pêndulo, cujo princípio foi concebido por Galileu Galilei. O físico holandês Christian Huygens aperfeiçoou e materializou a ideia em 1656.
O relógio de pêndulo atrasava cerca de 15 segundos por dia, ou um minuto a cada quatro dias, o que representava um enorme avanço em relação aos relógios mecânicos da época e permitiu o surgimento do ponteiro dos minutos, idealizado por Huygens.




O Compasso Geométrico

  O compasso geométrico foi criado por Galileu Galilei em 1597, é chamado de compasso proporcional di Galileo Galilei no Inventário do Degli da Galeria Uffizi.  Através desse instrumento, é possível fazer cálculos geométricos, operações aritméticas para comparar os lados de triângulos e outras medições geométricas. Muitas vezes é confundido com o compasso de redução, porém ele é sofisticado e versátil para fazer cálculos.  Esta é uma das várias invenções de Galileu Galilei.




quinta-feira, 23 de junho de 2016

Curiosidades sobre Galileu Galilei

.Galileu foi filho de Vicenzo Galilei e Giulia Ammannati. Foi estudar para o Mosteiro de Camaldolese, após a sua família ter se mudado para Florença,em 1574.


.Ingressou para a Universidade de Pisa, para estudar Medicina com 17 anos, mas abandonou o curso para estudar física.



.Foi nomeado professor de Matemática da Universidade de Pisa, com apenas 25 anos. Tornou-se professor na Universidade de Pádua em 1592, e permaneceu lá até os 43 anos.



.Sua primeira contribuição á ciência foi o Duomo de Pisa.



.Duas de suas descobertas mais importantes foram: a Lei da Queda dos Graves e as Leis do Pêndulo.



.Ele aperfeiçoou a luneta em 1609, e começou a explorar o céu, também comprovou a teoria heliocêntrica, criada por Copérnico, onde afirmava que o Sol era o centro do universo.



.Teve um relacionamento com Marina Gamba, ela morou na casa de Galileu, porém ele nunca se casou.



.Teve três filhos: Virgínia, Lívia e Vicenzo. Suas filhas foram para conventos e se tornaram irmã Maria Celeste e irmã Arcângela. Ele deixou Vicenzo com Marina Gamba, quando assumiu uma posição na corte dos Médici. Quando Marina se casou com Giovanni Bartoluzzi, Vicenzo voltou a morar com Galileu em 1613.



.Em 1632, ele publicou "Dialogo Sopra i Due Massimi Sistemi del Mondo", onde se passava uma conversa entre três personagens: Salviati, Sagredo e Simplicius, onde Galileu também afirmou que a Terra girava em torno do Sol, teoria contrária a da Igreja Católica, que defendia que a Terra era o centro de tudo (teoria geocêntrica). Ele teve que negar em público a teoria.



.Sua cegueira foi causada pelas horas que passava no microscópio.



.Morreu em 8 de janeiro de 1642, em Arcetri.



Imagem da teoria heliocêntrica


quarta-feira, 22 de junho de 2016

Mais um pouquinho da história de Galileu no Renascimento

 

15-02-1564 D.C.
Galileu Galilei nasceu em Pisa, Itália, em 15 de fevereiro de 1564. Foi um astrônomo, filósofo, matemático e físico que esteve intimamente relacionado com a revolução científica. Eminente homem do Renascimento, mostrou interesse por quase todas as ciências e artes (música, literatura, pintura). Suas conquistas incluíram o aperfeiçoamento do telescópio, grande variedade de observações astronômicas, a primeira lei do movimento e um apoio determinante para o copernicanismo (astronomia). Foi considerado como o "pai da astronomia moderna", o "pai da física moderna" e o "pai da ciência". Seu trabalho foi considerado uma ruptura das ideias aristotélicas e seu embate com a Igreja Católica Romana costuma ser tido como o melhor exemplo de conflito entre a autoridade e a liberdade de pensamento na sociedade ocidental.

Se quiser saber mais clique no link abaixo

terça-feira, 14 de junho de 2016

Frases de Galileu Galilei

     "Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si."

     "Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com sua ignorância."
   
     "Duas verdades nunca podem se contradizer."


     "Mede o que é imensurável e torna mensurável o que não é."



     "Falar obscuramente, qualquer um sabe; com clareza, raríssimos."



     "Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não utilizemos."



     "A verdade é filha do tempo, e não da autoridade."



     "Quanto menos alguém entende, mais quer discordar"



     "A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável."



    "A verdade não resulta do número dos que nela creem."



     "Conhecer a si próprio é o maior saber."



     "Não consigo acreditar que o mesmo Deus que nos deu inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los."



     "Se raciocinar fosse como carregar pesos, então vários raciocinadores seriam melhor do que um. Mas raciocinar não é como carregar pesos. É como uma corrida... Onde um único cavalo galopante supera facilmente uma centena de cavalos puxando carroças."



     "A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos."



     "Mais fácil me foi encontrar as leis com que se movem os corpos celestes, que estão a milhões de quilômetros, do que definir as leis do movimento da água que escoa frente aos meus olhos."



     "É vaidade imaginar que se pode introduzir uma nova filosofia ao refutar um ou outro autor. Primeiro, é necessário ensinar a reforma do espírito humano, e torná-lo capaz de distinguir a verdade da falsidade... O que só Deus pode fazer!"



     "Acredito que os filósofos voam como as águias e não como pássaros pretos. É bem verdade que as águias, por serem raras, oferecem pouca chance de serem vistas e muito menos ouvidas, e os pássaros pretos, que voam em bando, param em todos os cantos enchendo o céu de gritos e rumores, tirando o sossego do mundo."



     "A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se a si próprio."



     "Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo o caminho."



     "A condição natural dos corpos não é o repouso, mas o movimento."



     "É certamente prejudicial para as almas tornar uma heresia acreditar no que é provado."



     "Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problema é descobri-las."



     "A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo."



     "Nunca conheci um homem tão ignorante que me fosse impossível aprender algo dele."'



     "Gravam-se os benefícios no bronze e as injúrias no ar."



     "Não há poder de controle sobre o universo maior do que o poder que nos controla."



     "O grandíssimo livro [da natureza] está escrito em língua matemática e os caracteres são os triângulos, círculos e outras figuras geométricas (...) sem as quais se estará vagueando em vão por um obscuro labirinto."



     "Quanto mais meios usamos para imitar algo, mais diferente esse algo se torna coisa imitada, e mais maravilhosa é a imitação."



     "A verdade é filha do tempo e não da verdade, mas a dúvida é o começo da sabedoria."



     "Permanecer calado não me ofereceu vantagem alguma, pois meus inimigos, tão desejosos de me atrapalhar, chegaram a atribuir-me as obras dos outros escritores; e tendo-me atacado á base destes textos, chegaram a fazer coisas que, a meu parecer, pertencem claramente a ânimos fanáticos e sem raciocínio."



Galileu Galilei




Suas descobertas, idéias e estudos

 Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Aristóteles, onde a Terra era vista como o centro do Universo

ENCONTRE MAIS SOBRE SUAS DESCOBERTAS CLIQUE NO LINK ABAIXO: http://www.suapesquisa.com/biografias/galileu/

LUNETA CRIADA POR GALILEU

Quem foi Galileu Galilei?

Grande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude, ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVIII

Saiba mais clicando no link abaixo :
http://www.suapesquisa.com/biografias/galileu/